Loader
News
LIMITES DA MULTA IMPOSTA AO CONDÔMINO

Caso o condômino cometa alguma infração, há a possibilidade de o condomínio impor uma multa a ele como forma de “punição”. Tanto a perfeita definição da infração quanto o valor da multa por descumprimento de normas do condomínio devem estar previamente previstos na convenção e o montante cobrado não deve ser excessivo, sobrepesando o ato praticado, sua rejeição àquela comunidade e o poder econômico dos condôminos.

Como estipular o valor da multa?

Existem várias formas de estipular este valor, podendo ser atrelado a um percentual do salário mínimo, pelo valor da taxa de condomínio ou, a que geralmente ocorre, baseada em um percentual das despesas ordinárias do condomínio.

Existe um limite para o valor da multa?

A lei impõe um limite, visto que o valor da multa imposta ao condômino infrator não pode ser superior a cinco vezes ao montante de suas contribuições mensais, mas, em casos extremos, há a previsão legal para multas mais rígidas, de até dez vezes o valor da taxa condominial. Para o caso de aplicação desta penalidade extrema deve haver aprovação de, pelo menos, três quartos dos condôminos.

Em qualquer caso, deve-se observar a proporcionalidade, pois, o valor da multa não pode ser excessivo em comparação com a infração cometida. Valores excessivos configuram enriquecimento ilícito do condomínio, de modo que torna possível a redução do valor da multa pela via judicial.

Por último, nosso escritório sugere que a cobrança de eventuais multas sejam feitas em separado da taxa de condomínio mensal, com o objetivo de evitar que eventual insatisfação sobre uma penalidade imposta ao condômino o leve a deixar de pagar todo o débito mensal.

 

Dúvidas: contato@paivanunesadvogados.com.br

Fonte: https://www.paivanunesadvogados.com.br/limites-da-multa-imposta-ao-condomino/
Entre em contato conosco

Paiva Nunes Porto Alegre


Rua Santos Dumont, 1500 - Sala 602 - Floresta, Porto Alegre / RS - CEP: 90230-240
Telefone: +55 51 3331.2525 / 51 3023.2958 / 51 9996.9997
E-mail: contato@pnf.adv.br

Veja no mapa



 

Paiva Nunes Florianópolis


Av. Rio Branco, 404/1203 – Torre 2 – Centro – Florianópolis/SC - CEP 88015-200
Telefone: +55 51 3331.2525 / 51 9996.9997
E-mail: contato@pnf.adv.br

Veja no mapa