Loader
News
Compra de imóvel: cuidados com investimentos

Sabemos que um dos mais rentáveis meios de investimentos nos dias atuais é o mercado imobiliário. Um mercado que tem uma valorização constante através de novas ruas, comércio e infraestrutura que podem, sim, vir a valorizar o seu futuro imóvel, seja ele residencial ou comercial. Nada mais prudente, então, do que o auxílio de um advogado com especialidade no ramo imobiliário para lhe auxiliar em uma decisão que provavelmente lhe resultará em um pagamento mensal considerável e mexerá em seu salário de forma tecnicamente expressiva. Dito isso, levemos em consideração o seguinte exemplo:

Uma pessoa que deseja comprar um terreno como forma de investimento precisa juntar capital, adquirir o espaço, construir e ter toda a preocupação gerencial com o imóvel até que ele esteja finalizado. Ao final do processo, a fim de obter ganhos, geralmente uma equipe de vendas é contratada para comercializar e encontrar compradores. Mas será que esses compradores podem ser considerados investidores de fato?

Em linhas gerais, o comprador está na linha final do processo e, por isso, assemelha-se mais a um consumidor. Nada leva a crer que o investidor inicial vai vender seu empreendimento a um valor abaixo do máximo possível. E habitualmente, ao vender, estará realizando seu ganho. Por isso, não permitirá grandes margens para os demais. A mesma lógica vale para outros bens. Imagine alguém que compre carros usados para revender e obter lucro. A não ser que se trate de um especialista em carros, há uma grande probabilidade de que a estratégia venha a fracassar. Comprar carros usados é um investimento apenas para os que conhecem muito bem o mercado e sabem até como valorizar o veículo e vendê-lo acima do que pagaram.

Além disso, em vários ramos, como o imobiliário, deve-se considerar que a força de venda inclui brindes, promoções, propaganda e até plantões dominicais. Todos esses custos são repassados ao preço final pago pelo consumidor, que nem sempre conseguirá revender a um valor com um ganho. A diferença entre esses mercados é que, enquanto poucos acreditam que comprando um carro usado conseguirão vendê-lo por um valor bem mais alto em poucos meses, ainda há uma crença de que isso seja possível com imóveis, tornando esse um setor bastante arriscado.

Valor no tempo

A máxima de que não existe almoço grátis é praticamente infalível, sobretudo quando o investimento é realizado em um ambiente no qual não há especialidade.

O dinheiro tem valor no tempo e, por isso, a imobilização de um capital em algum produto ou investimento deve ao menos remunerar a rentabilidade de uma aplicação de baixo risco, como os 12,75% anuais da taxa Selic (os juros básicos da economia), para valer a pena. Dessa forma, em um momento como o atual, no qual as perspectivas são de crise e declínio da economia do país, deve-se ter ainda mais cautela na hora de investir.

Qualquer promessa de ganhos reais significativos sem esforço ou risco e de crescimento infinito de preços acima da inflação deve ser analisada com muita cautela. Isso porque, via de regra, esse fenômeno sinaliza uma bolha de ativos e o prometido ganho pode se transformar em uma perda expressiva.

 

Fonte adaptada: ABECIP Online

Entre em contato conosco


Paiva Nunes Porto Alegre
Rua Santos Dumont, 1500 - Sala 602 - Floresta, Porto Alegre / RS - CEP: 90540-120
Telefone: +55 51 3331.2525 / 51 3023.2958 / 51 9996.9997
E-mail: contato@paivanunesadvogados.com.br
Paiva Nunes Florianópolis
Av. Rio Branco, 404/1203 – Torre 2 – Centro – Florianópolis/SC -CEP 88015-200
Telefone: +55 51 3331.2525 / 51 9996.9997
E-mail: contato@paivanunesadvogados.com.br